Se você gosta de decoração, você já deve saber que um jardim bonito e completo faz uma grande diferença em uma casa.
No entanto, não é qualquer tipo de jardim que pode deixar uma casa com novos ares. Para isso, você deve explorar os tipos de jardins existentes no paisagismo.
Existem diversos tipos de jardim no paisagismo — claro, um mais lindo do que o outro. No entanto, não é qualquer jardim que ficará bom na decoração da sua casa.
Então, antes de iniciar a decoração do seu jardim, conheça os tipos de jardins e opte pelo que mais se integra com o seu gosto estético.
Para te ajudar nessa escolha, a Kaska trouxe neste artigo os 8 tipos de jardins mais conhecidos e utilizados em decorações de espaços e casas. Continue conosco para mais!
O que caracteriza um jardim?
A maior parte das pessoas conhecem um jardim como um espaço natural onde existem plantas, arbustos, árvores, flores e outros.
Por um lado essa concepção está correta, mas o jardim é muito mais do que um espaço natural, ele pode ter muitos significados.
Por exemplo, um jardim pode fazer parte de um espaço de meditação, convivência, habitacional e muito mais. Quem dá o significado verdadeiro para um jardim, é o seu próprio dono.
No entanto, em suma, um jardim é nada mais do que um espaço planejado ao ar livre para a cultivação, apreciação e exibição de plantas, flores, árvores e outras formas físicas da natureza.
Uma curiosidade muito interessante dos jardins é que eles estão entre os seres humanos desde a época dos egípcios.
Porém, naquela época eles eram utilizados de formas diferentes. Atualmente, a maneira mais comum de utilização do jardim é em residências, zoológicos e jardins botânicos.
Existem diversas formas de se utilizar um jardim, elas podem ser voltadas para a cooperação da natureza, espaço de relaxamento, cultivação e outros.
O melhor de tudo é que cada jardim é único, nunca um será semelhante ao outro. Com isso, o proprietário do jardim pode montar o seu espaço natural da maneira que desejar.
Tipos de jardins: inspire-se com os 8 tipos de jardins mais conhecidos!
No universo do paisagismo, como dito anteriormente, não existe nenhum projeto de jardim semelhante ao outro.
O proprietário ou paisagista para montar um jardim deve entrar em contato com o seu senso artístico, já que o paisagismo também é uma forma de expressar a arte.
Para definir concretamente a montagem do jardim, seja em uma residência, local de trabalho, praça e outros, é necessário realizar um estudo minucioso sobre o espaço.
Isso porque devemos desenhar as técnicas que serão utilizadas de plantio, os estilos, a variedade de opções de materiais e outros pontos.
Para facilitar o desenvolvimento da sua estratégia, a Kaska separou os 8 tipos de jardins mais conhecidos. Saiba um pouco mais sobre cada um deles abaixo!
Conheça também os Dormentes de Madeira da Kaska! Decore jardins com escadas, cercas, painéis e mais!
Jardim rural
Para quem acha que jardins só existem em estruturas habitacionais ou comerciais, está muito enganado. O jardim também pode ser cultivado em espaços rurais — apesar de que lugares como este já são repletos de natureza.
Mais conhecido como jardim rural, eles podem ser adaptados em espaços como fazendas, sítios, granjas, chácaras e outros.
Nesse tipo de jardim, é muito importante explorar decorações mais naturais para o ambiente se integrar com o jardim que será instalado.
Por exemplo, você pode optar por pavimentação mais natural como cascalhos, britas ou até mesmo seixos.
Ou seja, os elementos que integram a paisagem do jardim rural devem ser mais rústicos que ressaltem o espaço por completo.
Além disso, é muito importante optar por flores que combinam entre si, com texturas delicadas e cores que ressaltem a beleza do espaço.
Conheça o Redário de Madeira para jardins da Kaska! Uma opção rústica em madeira tratada para o seu sítio, fazenda ou chácara!
Jardim tropical
Esse tipo de jardim foi inspirado no paisagista Burle Marx, conhecido mundialmente pela sua estética que valoriza as plantações tropicais e subtropicais.
Geralmente, nesse tipo de jardim é muito utilizado elementos estruturais e gigantes, plantas de cores vívidas e formas esculturas como helicônias, bromélias, bananeiras, orquídeas, palmeiras e outros.
Nesse tipo de jardim é imprescindível a presença de pedras, lagos ou fontes. Isso porque esses elementos trazem uma aparência mais natural ao jardim.
Jardim contemporâneo
Podemos falar que esse é um dos tipos mais conhecidos de jardim, já que é um dos mais escolhidos entre os tipos de jardim.
Nesse estilo, é necessário ter um espaço maior. Isso porque, muitas vezes, são utilizados elementos de madeira, como os pergolados.
No jardim contemporâneo os elementos complementares são feitos em linhas retas e simples.
Uma forma de agregar mais valor ao jardim contemporâneo é optando por ofurôs, piscinas e quadras de esporte, como futebol, vôlei, tênis e outros.
No quesito natureza, nesse tipo de jardim é muito utilizado grandes plantas com cores, texturas e formas diversas que realçam o espaço — geralmente que transmitem a sensação de conforto e tranquilidade.
Jardim oriental
Na maior parte das vezes, os jardins orientais são desenvolvidos em formato pequeno, elaborado com traços mais simples — porém, mantendo a rigidez.
Por isso, é muito comum que nesse tipo de jardim sejam utilizados três elementos básicos, sendo eles: Pedras com número ímpar, bambu e água.
Se você é um grande fã de jardinagem oriental, você pode optar por plantas como bonsai, bambus, azaleias, coníferas, magnólias, arbustos e árvores perenes, entre outros.
Além disso, nos jardins orientais é muito importante optar por lagos, como maneira de recanto aquático. Esse detalhe simboliza a vida, a paz e a pureza.
Então, se você está em busca de um espaço tranquilo e que transpareça paz, sem dúvida o jardim oriental é a melhor opção.
Jardim colonial
Esse tipo de jardim é muito confundido com o paisagismo rural, mas ambos possuem conceitos divergentes.
No jardim rural, os elementos decorativos são derivados da fonte rural, como as antigas fazendas no período colonial.
Já o jardim colonial é caracterizado pela instalação de materiais coloniais, como fontes e lagos.
Jardim inglês
Também conhecido como paisagismo inglês, ou também como Cottage Garden, é um tipo de jardim que consegue misturar a beleza, elegância e praticidade.
O ponto principal do Jardim Inglês é a diversidade. Então, toda a mistura de cores, texturas, elementos serão devidamente integrados ao ambiente.
Portanto, esse é um tipo de jardim que é indicado para pessoas que gostam de “brincar” com a criatividade e elementos da natureza.
Jardim Formal
Geralmente, os jardins formais são muito utilizados em estruturas importantes, como palácios, castelos e pontos turísticos.
Essa estética segue uma forma mais equilibrada, rígida e com desenhos geométricos, formando quase um ambiente teatral e dramático.
Isso acontece porque esse tipo de jardim é inspirado em modelos de decorações clássicas. Então, é comum ver vasos de cerâmicas muito bem trabalhados como elementos complementares.
Além disso, para deixar o ambiente mais clássico e formal, os proprietários desse tipo de jardim adicionam estátuas.
Portanto, esse tipo de jardim é recomendado para pessoas que gostam de uma decoração mais delicada e clássica.
Jardim mediaterrâneo
Diferentemente do jardim formal, o mediterrâneo é um tipo de espaço natural mais “praieiro”. Então, as plantas utilizadas nesse ambiente são videiras, limoeiro, alecrim, entre outros.
As plantas que complementam essa estética precisam de bastante luz e pouca regagem. Ou seja, você deve montar o jardim mediterrâneo em um local arejado e espaçoso.
Na decoração do jardim mediterrâneo é explorado elementos marinhos, como ocnhcas moídas e cerâmicas vitrificadas para a pavimentação.
Para o acabamento é muito comum utilizar pequenas fontes de água e pátios. Esses elementos são ótimos aliados para a composição do jardim mediterrâneo.
Como a Kaska pode te ajudar?
Agora que você já conhece os tipos de jardim mais utilizados, você deve estar se perguntando por onde começar a montar o seu espaço.
Por se tratar de jardins, a maioria desses espaços são compostos com elementos feitos de madeira, desde o mais formal até o mais praiano.
Então, para você deixar o seu jardim com uma estética mais natural, você deve contar com elementos produzidos a partir da madeira.
Para isso, você pode contar com a Kaska que possui diversos produtos de madeira para jardins como cruzetas de madeiras, deck modular, deck pinus, esteira de bambu e muito mais!
Com os produtos da Kaska, você consegue montar o seu jardim da maneira que deseja. Isso porque daremos todo o apoio necessário na montagem do seu espaço.
Conclusão
Não é qualquer tipo de jardim que consegue se integrar à estética de um espaço. Atualmente, existem mais de 7 tipos de jardins que podem ser explorados no paisagismo.
Com o passar dos anos, o jardim se tornou muito mais do que somente um espaço para a cultivação de plantas, árvores e arbustos.
Atualmente, ele é um espaço instalado em estruturas para a convivência humana, admiração pela natureza e decoração.
Por ser um espaço ao ar livre, é possível decorá-lo de diversas formas, com elementos clássicos, formais, tropicais, contemporâneos e outros. Tudo dependerá da sua criatividade!