Como decorar jardim pequeno: 7 ideias para compor sua área externa

Se você possui pouco espaço externo na sua casa, com certeza, você já se perguntou: “Como decorar um jardim pequeno?”. 

Calma. Decorar espaços pequenos pode parecer uma tarefa difícil, mas com as técnicas e materiais certos, é possível transformar um pequeno jardim em uma “obra de arte”. 

Tudo o que você precisa para decorar um jardim pequeno são ótimas ideias e muita força de vontade para dar um novo rosto para seu espaço. 

Por isso, a Kaska, neste artigo, trouxe as melhores ideias para você decorar o seu jardim pequeno da melhor maneira possível. 

Se você quer ter as melhores inspirações para decorar o seu pequeno jardim, continue conosco e não perca nenhuma dica! 

O que é um jardim pequeno? 

Essa pergunta pode parecer um pouco óbvia, mas existem diversas pessoas que nunca tiveram contato com esse tipo de espaço. 

Outro ponto é que, com o passar dos anos, o jardim ganhou diferentes conceitos, como minimalistas, rústicos, contemporâneos e outros. 

No entanto, o jardim pequeno é nada mais do que um espaço externo de uma casa, composto por árvores, arbustos, plantas, flores e, preferencialmente, objetos decorativos. 

Dando ênfase para a palavra “pequeno”, esse tipo de jardim é um espaço, como já diz o nome, pequeno onde também podem ser encontrados elementos naturais. 

Entretanto, diferentemente de um jardim grande, no pequeno jardim não é possível encontrar muitas árvores, arbustos, plantas e flores. 

Isso porque a quantidade de elementos deve ser reduzida por conta do espaço. Porém, a estrutura não deixa de ser considerada um jardim. 

Para que serve um jardim pequeno? 

jardim pequeno

Igualmente ao jardim grande, um pequeno jardim serve para abrigar elementos naturais, como árvores, plantas, arbustos e flores. 

Em um jardim pequeno é possível criar espaços de convivência e observação. Ou seja, é possível tanto observar quanto utilizar o espaço. 

No entanto, o objetivo do espaço é escolhido pelo seu proprietário. Essa decisão afeta diretamente os elementos que serão utilizados para compor a decoração do jardim.

Por exemplo, se o jardim for construído com o objetivo de ser um espaço de convivência, será necessário comprar elementos como cadeiras, mesas, bancos, pergolados e outros. 

Porém, se o jardim tiver somente o intuito de ser observatório, os elementos que deverão fazer parte da cena são: pedras, escadas de madeiras, troncos de árvores, entre outros. 

O objetivo principal do jardim é fazer com que os moradores de uma habitação tenham um contato mais próximo com a natureza. Essa é a verdadeira funcionalidade de um jardim.

Como decorar jardim pequeno: 7 ideias para compor sua área externa! 

Agora que você já sabe o que é um jardim pequeno, está na hora de saber como decorá-lo de uma maneira agradável e eficaz. 

Existem diversas maneiras de decorar um jardim pequeno, apesar de não parecer. Tudo o que você necessita é somente de criatividade e inspiração. 

Por isso, separamos algumas dicas que serão super eficazes na hora da decoração do seu jardim pequeno. Confira abaixo! 

1. Decore o seu jardim com flores coloridas e plantas suspensas 

Como o espaço do seu jardim é pequeno, você deve aproveitar o máximo de outros espaços, como paredes e teto. 

Por exemplo, você pode começar instalando prateleiras para cultivar pequenas flores e plantas. Ou então, é possível implementar samambaias para compor o cenário do teto. 

Para deixar o ambiente ainda mais confortável, não se esqueça de investir em flores coloridas. A composição das cores deixará o seu espaço mais chamativo e agradável. 

2. Invista em estruturas verticais e elementos decorativos 

Para o lugar não ser ocupado rapidamente, você pode investir também em estruturas verticais, ao invés de horizontais. 

Por exemplo, ao invés de optar por banco de madeiras horizontais, você pode comprar troncos de madeiras verticais. 

Dessa maneira, você economiza espaço e consegue promover um ambiente mais agradável para a convivência. 

Além disso, é imprescindível que você tenha elementos decorativos. Opte por aqueles que tenham a sua estética, seja rústico, minimalista, clássico, contemporâneo e outros. A decoração é a partir do seu gosto! 

3. Invista em pergolados de madeira para dar o charme e tornar o seu jardim aconchegante

Um jardim sem madeira, não é um jardim de verdade. Isso mesmo! Para deixar o espaço com uma verdadeira “cara” de jardim, é imprescindível o uso de madeira. 

O melhor de tudo é que você pode utilizar a madeira de inúmeras formas, tanto crua quanto tratada. Ela sempre vai compor o cenário da melhor maneira possível. 

No entanto, para deixar o seu jardim pequeno ainda mais organizado, é recomendável o uso de pergolados de madeira. 

Isso porque eles podem ser feitos de pequenas vigas de madeira e ainda conseguem dar um charme e tornar o jardim mais aconchegante. 

Além disso, com o pergolado de madeira, ainda é possível cultivar plantas que crescem em volta das vigas, como a videira. 

4. Invista em uma mesa de picnic para encontros ao ar livre

jardim pequeno ideias

Se o seu jardim for voltado para a convivência, é muito importante investir em elementos que facilitem a comunicação entre amigos e familiares. 

Por exemplo, geralmente em jardins de convivência, é muito comum que as pessoas queiram realizar piqueniques. 

E, para facilitar a atividade, é válido investir em mesas de piquenique. Assim, não será preciso desgastar a grama e nem sentar no chão. 

Além de facilitar um piquenique, com elementos de encontro ao ar livre, o seu jardim fica ainda mais confortável e aconchegante. 

5. Decore o quintal com um banco rústico

Lembra que ressaltamos a importância de investir em estruturas verticais? Então, uma maneira de fazer isso é optando por bancos rústicos. 

Geralmente, os bancos rústicos são feitos de madeira, para dar aquele toque mais clássico. Eles podem ser implementados em qualquer parte de um jardim. 

Existem diversos modelos de bancos rústicos, desde o mais simples até o mais sofisticado. Mas, o que importa de verdade, é o tipo de madeira utilizada na decoração. 

Portanto, é muito importante que você escolha bancos rústicos de madeira de qualidade, como o eucalipto tratado — que possui um ótimo custo-benefício e promove muita resistência e durabilidade. 

6. Inclua redários para relaxar e recarregar as energias 

Muitas pessoas não sabem, mas o que deixa um jardim ainda mais aconchegante é um redário. Esse é um elemento que está entre nós há muito tempo, mas não são todas as pessoas que o utilizam. 

A rede pode ser instalada em qualquer lugar, desde um espaço pequeno até um grande. O melhor é em um jardim, você pode instalar quantas redes quiser. 

No entanto, no caso de um jardim pequeno, você pode optar por uma ou duas redes no máximo — se não, o cenário pode ficar um pouco poluído. 

Entretanto, se você está à procura de um elemento que proporcione tranquilidade e aconchego para seu jardim, o redário é o espaço ideal. 

Ele não é um espaço difícil de montar. Tudo que você precisa é de pilastras ou vigas resistentes, preferencialmente de madeira ou concreto. 

Uma opção para economizar espaço e ainda compor a decoração é o pergolado. Nele é possível criar um ótimo ambiente de redário. 

7. Invista em móveis em madeira para aproveitar a área externa 

Como dito anteriormente, a madeira é um elemento que não pode faltar em nenhum tipo de jardim, seja pequeno ou grande. 

Se possível, invista em móveis em madeira para compor a decoração do seu jardim pequeno. Essa é uma forma de deixar o espaço com um aspecto mais natural. 

Você pode optar por móveis em madeira como, bancos, mesas, cadeiras, prateleiras, pergolados e outros, por exemplo. 

No entanto, como dito anteriormente, é de extrema importância que você escolha uma madeira de qualidade, para ela resistir a grandes temperaturas e mudança climática. 

Uma opção econômica e de qualidade é o eucalipto tratado, que a Kaska é especialista no tratamento. Conheça os produtos que fabricamos através desse tipo de madeira! 

Como a Kaska pode te ajudar?

A Kaska é uma empresa especializada na fabricação de produtos em madeira. Utilizamos somente materiais de qualidade, que recebem o tratamento adequado por profissionais experientes. 

Com a nossa expertise em madeira, conseguimos montar diversos tipos de espaço como Playground Infantil, Academia ao Ar Livre, Móveis de Madeira, Pet Place e, inclusive, Jardins. 

Então, se você deseja compor o cenário do seu pequeno jardim com elementos de madeira de qualidade, conte com a Kaska. Será um grande prazer compor seu pequeno jardim com nossos produtos. 

Conheça mais sobre nossos produtos e serviços, entre em contato conosco e faça o seu orçamento! 

Conclusão 

Montar um jardim pequeno pode parecer impossível, mas com o auxílio necessário e os elementos certos, é possível criar um lindo espaço. 

Com as dicas que a Kaska separou para você, agora, você nunca mais precisará se perguntar como decorar um jardim pequeno

Você pode integrar a sua criatividade, nossas inspirações e um serviço de qualidade e montar um pequeno jardim dos seus sonhos. 

No entanto, não se esqueça que é muito importante adicionar elementos de madeira para você ter um jardim aconchegante e lindo. 

Para isso, conte com a Kaska para te auxiliar na criação de todos os elementos de madeira que vão compor a decoração do seu jardim. 

 

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais. PROIBIDO CÓPIA.